Como Descrever um Mapa do IELTS – Tarefa 1 da Redação Acadêmica

Para a Tarefa 1 do teste de redação acadêmica do IELTS, é necessário transformar uma informação visual em palavras (em torno de 150). Você terá 20 minutos para examinar os dados em forma de gráfico, tabela ou diagrama e usá-los para completar a tarefa. Um dos tipos de informação visual apresentado pela tarefa é o mapa ilustrado. Mas, como se descreve um mapa do IELTS?

Entendendo os Objetivos

Para enfrentar este desafio de descrever um mapa para o exame, você deve entender quais são os objetivos da tarefa. É importante saber que, enquanto 75% da pontuação representa sua performance linguística (coerência e coesão, vocabulário e gramática), 25% depende de seu sucesso na tarefa.
 
Ganhar uma nota alta pela conclusão da tarefa 1 significa ter uma “visão clara dos temas principais, diferenças ou estágios”. Se não for possível ter uma visão geral clara, você deve destacar minimamente os principais pontos relacionados ao assunto.
 
Com isto em mente, observe a imagem abaixo.
 

describe ielts map -magoosh

Image from citylab.com


Se quiséssemos considerar os pontos principais ou temas desta única imagem, não seria suficiente dizer que existem prédios, caminhos de água, terras agrícolas e área florestal. Isto não fornece nenhuma visão geral; apenas lista elementos. Notar padrões e “tendências” gerais requer um olhar mais amplo, não elementos isolados. Em vez disso, uma visão geral pode apontar que casas e outras construções estão agrupadas em volta de linhas de transporte (por exemplo, o rio ou as ferrovias).
 
Mas você provavelmente não irá receber uma imagem com a simples função de “descrevê-la”. Em vez disso, receberá uma tarefa específica e irá usar a informação na imagem para completá-la. Por exemplo, no caso acima, uma tarefa provável seria considerar as áreas suburbanas que se desenvolveram fora do centro da cidade e identificar e comparar as características principais de cada uma. Talvez você tenha notado que edifícios residenciais e casas sempre aparecem nas margens, longe do centro da cidade.

Descreva um Mapa do IELTS: Vá Além da Nomeação

Como percebido, sua tarefa requer mais do que uma mera descrição. Apesar do vocabulário ser obviamente importante (para a nomeação de várias estruturas e elementos naturais), a conclusão da tarefa envolve mais do que uma lista de itens. Descrever tendências, diferenças ou estágios envolve notar a relação entre os elementos e imagens para comparação.
 
Imagine que sua tarefa é examinar uma ilustração de antes e depois de uma ilha que foi transformada em um resort e descrever as mudanças que ocorreram.
 
describe ielts map task 1 -magoosh
 

Foto po IELTS MENTOR

Para esta tarefa, é claramente insuficiente nomear o que é novo na imagem. Não descreva apenas o que há nela, e sim a relação entre o que há nela.
 
Por exemplo, não diga apenas “existe um cais que não estava lá antes.” Que relação isso tem com o quadro maior? Lembre-se, você deve ser capaz de fornecer uma visão geral.

Não:Sim:
Há um cais (There is a pier).Um cais dá acesso à ilha e é conectado com um prédio de recepção por uma pista de veículo (A pier gives access to the island and is linked to the reception building by a vehicle track).
Há estradas e caminhos de terra (There are roads and footpaths).Estradas e caminhos de terra conectam as várias partes da ilha (Roads and footpaths connect the various parts of the islands).
Há um prédio de recepção (There is a reception building).

Há um restaurante (There is a restaurant).
Um prédio de recepção e um restaurante estão no centro da ilha e estão conectados às acomodações por caminhos de terra (A reception building and a restaurant are at the center of the island and are linked to accommodation by footpaths).
Há edifícios de acomodação (There are buildings for accommodation).Pequenas edifícios de acomodação estão arranjadas em dois círculos, um a leste da recepção e outro a oeste (Small accommodation buildings are arranged in two circles, one to the east of reception, and one to the west).

Mas calma! Sua visão geral não deve apenas mencionar elementos e suas relações entre si. Como os elementos que está descrevendo são relevantes ao assunto? Que mudanças foram feitas? Nós devemos conectar estas observações ao contexto antes e depois, refletindo sobre a mudança:
 
The western and central parts of the island have been developed into a resort. A pier, roads, and footpaths have been added to give access to the island and the developed areas of the island. A short vehicle track has been laid linking the pier directly to the reception building, which was constructed at the center of the island. Accommodation buildings have been built and organized along a circular footpath. Footpaths have been cleared to connect these areas to each other and to make the reception, a restaurant, and a beach accessible. While the beach on the western side of the island remains as it was, the area surrounding it has been designated as a swimming area. No foot paths connect the west end, the accommodation, reception or the restaurant to the east side of the island. The east is the only portion of the beach that has not yet been altered. (As partes ocidentais e centrais da ilha se transformaram em um resort. Um cais, estradas e caminhos de terra foram adicionados para fornecer acesso à ilha e suas áreas desenvolvidas. Uma pequena pista de veículo foi feita para conectar o cais diretamente ao prédio de recepção, o qual foi construído no centro da ilha. Edifícios de acomodação foram construídos e organizados ao longo de trilhas circulares. Esses caminhos de terra foram limpos para conectar as áreas e fazer com que a recepção, o restaurante e o acesso à praia sejam acessíveis. Enquanto a praia ao lado ocidental da ilha permanece intocada, a área ao seu redor foi planejada como uma área de natação. Nenhum caminho de terra conecta o lado oeste, a acomodação, recepção ou restaurante ao lado leste da ilha. O leste é a única parte da praia que não foi alterada.)
 
Sua descrição deve ilustrar muito bem os pontos principais para ajudar alguém, que não tenha visto o mapa, a imaginá-lo.
 
Principais fatores para comparar e descrever um mapa IELTS:

  1. Lembre-se que o examinador está procurando por uma visão geral com pontos principais, não uma exaustiva lista de elementos.
  2. (Note, por exemplo, que não se quantifica acomodações, árvores ou distâncias.)
  3. Pense de forma mais ampla. Em vez de focar no que há na imagem, pense como os itens estão relacionadas aos desenvolvimentos gerais.
  4. Não se esqueça da sua tarefa inicial – Que mudanças ocorreram? O que aconteceu, resultando nas diferenças que você vê?

 
Veja mais artigos úteis para a preparação da Tarefa 1 da Redação do IELTS Acadêmico:

 
 
Esta postagem apareceu originalmente em inglês no Magoosh blog e foi traduzida por Jonas Lomonaco.

By the way, sign up for our 1 Week Free Trial to try out Magoosh IELTS Prep!

No comments yet.


Magoosh blog comment policy: To create the best experience for our readers, we will only approve comments that are relevant to the article, general enough to be helpful to other students, concise, and well-written! 😄 Due to the high volume of comments across all of our blogs, we cannot promise that all comments will receive responses from our instructors.

We highly encourage students to help each other out and respond to other students' comments if you can!

If you are a Premium Magoosh student and would like more personalized service from our instructors, you can use the Help tab on the Magoosh dashboard. Thanks!

Leave a Reply