Trisha Alcisto

O que é uma nota de IELTS boa?

Independente do porquê você está fazendo o IELTS, uma pergunta melhor a se fazer é provavelmente “Qual é uma nota de IELTS aceitável?”
 
A pontuação do IELTS é usada por um grande número de instituições e organizações para descobrir se o seu inglês é ‘bom o suficiente’ para ser ou não elegível – para imigração, admissão, contratação, etc. Se você está fazendo o IELTS para imigração, o que eles procuram depende do tipo de visto que você precisa (por exemplo, para trabalho, negócios, investidores, estudantes, etc.). Se você está fazendo o IELTS como um estudante internacional, tanto o governo quanto a instituição devem determinar sobre o que é ou não é aceitável.
 

Escala de Pontuação IELTS e Nível de Habilidade

Primeiro de tudo, como a sua pontuação no IELTS se relaciona com o seu “nível de habilidade” em inglês? De acordo com o Conselho Britânico, aqui estão as descrições das diferentes faixas:

IELTS Band Score Skill Level
9 Experiente
8 Muito bom
7 Bom
6 Competente
5 Moderado
4 Limitado
3 Extremamente limitado
2 Intermitente
1 Não-usuário


De acordo com o Conselho Britânico, se sua nota é 9 no exame, você é “experiente” em inglês; se você atingir um 8, você é “muito bom” em inglês; e assim por diante.
 
Aqui está uma ideia aproximada de quais notas algumas organizações esperam ver em suas aplicações:
 

Pontuação “Boa” no IELTS para Universidades de Linha

Já que os requisitos de notas variam de uma universidade para outra, vamos olhar os requisitos para algumas universidades de linha.

Get a higher IELTS score? Start your online IELTS prep today with Magoosh.

Oxford University

Pede por uma média total de 7.0 (com pelo menos 7.0 em cada um de seus quatro componentes).
 
Screen Shot 2015-10-30 at 1.51.49 PM

Foto por Bill Tyne

Cambridge University

Pede por uma média de 7.5 para estudantes de graduação, normalmente com 7.0 ou mais em cada elemento. Estudantes de nível de pós-graduação podem verificar os requisitos específicos de seu departamento aqui.
 
Screen Shot 2015-10-30 at 1.53.49 PM

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Não aceita notas de IELTS em nível de graduação (você precisará fazer o TOEFL!). Para estudantes de pós-graduação, o requisito é 7.0 (embora alguns departamentos peçam uma pontuação maior – lembre-se de verificar os requisitos listados no site do seu departamento).
 
Screen Shot 2015-07-15 at 11.55.05 AM


Qual seria uma boa pontuação no IELTS para a Austrália?

Para o governo australiano, uma boa nota no IELTS pode cair em várias categorias. Suas pontuações irão lhes dizer se suas habilidades são suficientemente boas para serem determinadas funcionais, vocacionais, competentes, proficientes ou superiores. Cada tipo de visto possui um requisito mínimo diferente. Aqui está o modo como a pontuação IELTS se mede:
 
Funcional: Uma média de 4.5 na pontuação IELTS
 
Vocacional: No mínimo 5.0 em cada categoria de Compreensão Auditiva, Leitura, Escrita e Conversação (Listening, Reading, Writing & Speaking)
 
Competente: No mínimo 6.0 em cada categoria
 
Proficiente: No mínimo 7.0 em cada categoria
 
Superior: No mínimo 8.0 em cada categoria
 
BÔNUS! A elegibilidade de migração para a Austrália é determinada em um sistema de pontos. Se o seu inglês é proficiente ou superior, você irá receber pontos extras (10 e 20, respectivamente) que reforçam a sua aplicação. Verifique na seção FAQ da Austrália em habilidades de linguagem.

Alguns exemplos de requisitos para estudantes internacionais:

  • Candidatos de graduação e pós-graduação na University of Sydney normalmente devem ter uma
    média de pontuação de 6.5, com pelo menos 6.0 em cada categoria. Clique no link da universidade para ver exceções.
  • A pontuação mínima de IELTS para candidatos de graduação e pós-graduação são diferentes, mas geralmente, a University of Melbourne deseja ver no mínimo 7.0 de média na pontuação geral.
  • Os requisitos da University of Adelaide dependem do nível (por exemplo, graduação ou pós-graduação), departamento e programa (veja o link).

Qual seria uma boa pontuação no IELTS para o Canadá?

No Canadá, como na Austrália, depende do tipo de visto para o qual você está aplicando. Por exemplo, aqui, você irá descobrir que o visto de trabalhador qualificado possui diferentes requisitos para cada tipo de candidato. As notas aqui são listadas em CLB – Canadian Language Benchmark (Referência de Linguagem no Canadá) – o qual é usado para representar habilidades em língua inglesa e francesa pelo país. Você deve usar a ferramenta de calculadora para converter sua pontuação no IELTS para requisitos de imigração.

Alguns exemplos de requisitos para estudantes internacionais:

  • University of Alberta: (graduação) written academic (escrita acadêmica) – 6.5 ou maior, nada menos que 5.0 em cada banda, speaking (conversação) – 7.5 ou maior; (pós-graduação) média mínima para cada banda de 6.5, com pelo menos 5 em cada banda (Acadêmico)
  • Queen’s University: estudantes de graduação devem ter uma pontuação média mínima de 6.5 nos módulos acadêmicos, estudantes de pós-graduação precisam de um mínimo de 7.0 no módulo acadêmico

Qual seria uma boa pontuação no IELTS para a Nova Zelândia?

Na Nova Zelândia, está nas mãos da escola ou companhia decidir quais pontuações de IELTS são “boas o suficiente” para vistos de trabalho e estudo. Por exemplo, a University of Auckland pede uma média geral de 6.0 para admissão na graduação (com no mínimo 5.5 em cada categoria) e uma média de 6.5 para trabalho de pós-graduação (com no mínimo 6.0 em cada categoria). Um oficial de imigração deve verificar se você atende os requisitos quando estiver processando sua aplicação para o visto de trabalho ou estudos.
Para todos os outros vistos, os requisitos de pontuação IELTS variam. Aqui estão alguns exemplos:
 
Investidores: pontuação média de 3.0 ou maior
 
Empreendedores: pontuação média de 4.0 ou maior
 
Categoria de Pais: 4.0 em pelo menos duas categorias de compreensão auditiva, leitura, escrita e conversação (listening, reading, writing, e/ou speaking)
 
Migrantes Qualificados: uma média geral de pelo menos 6.5


Qual seria uma boa pontuação no IELTS para o Reino Unido?

Para vistos de trabalho, os requisitos são baseados na classificação (tier) que está aplicando e em quanto tempo você irá ficar. Isso pode variar bastante, mas nas classificações 1 e 2 (tiers 1 e 2), por exemplo, essas solicitações de permissão para ficar devem demonstrar no mínimo um B1 ou B2, respectivamente. Estes requisitos estão descritos no formato de Quadro Europeu Comum do Conselho da Europa (A1 – C2). Veja equivalentes do IELTS aqui.
 
Escolas e outras organizações podem “patrocinar” sua imigração, e seria tarefa deles determinar pontuações aceitáveis de IELTS.

Alguns exemplos de requisitos para estudantes internacionais:

  • Oxford: estudantes de graduação devem ter média 7.0 com nada menos que 7.0 em cada categoria; a pontuação mínima para estudantes de pós-graduação depende do curso que eles irão fazer (veja o link).
  • University of Birmingham: Os requisitos variam, verifique-os: requisitos para graduação e pós-graduação.
  • University of Westminster: estudantes de Pós-graduação devem ter uma média mínima de 6.5, com nada menos de 6.0 em todas as bandas; estudantes de graduação devem ter 6.0 ou mais.

Qual seria uma boa pontuação para os EUA?

Surpreendentemente, o governo dos EUA é o único na lista sem requisitos mínimos de inglês para candidatos ao visto. Se estiver indo para os EUA para estudos, entretanto, você pode ter que demonstrar suas habilidades de inglês antes de ser admitido. Pontuações mínimas para IELTS Acadêmico variam para cada instituição e são constantemente diferentes para candidatos de graduação e pós-graduação. Aqui estão alguns exemplos:

  • Na University of South California, candidatos de PhD devem ter uma média de 7.0 ou maior (com nada menos de 6.0 em cada categoria), enquanto estudantes de Mestrado devem ter média mínima de 6.5 (e nada menos de 6.0 em cada categoria). Todos os candidatos de graduação devem ter média geral de 7.0 ou maior.
  • Na Berkeley, estudantes de graduação devem ter um geral mínimo de 6.5, enquanto estudantes de pós-graduação devem ter no mínimo uma média 7.0.
  • Apesar da New York University não exigir nenhum requisito mínimo, eles pedem que você submeta suas notas de proficiência em inglês. Observe que a maioria dos estudantes internacionais admitidos não possui nota menor que o equivalente à média geral de 7.5.

Então, o que isso tudo significa? Se estiver planejando se candidatar para universidades mais bem classificadas, você deve se esforçar para alcançar pelo menos um 7.0. Mas se não estiver se candidatando para as melhores escolas do mundo, uma pontuação “boa” irá provavelmente ser menor para você. Não esqueça de verificar esses requisitos no site de cada universidade.
 
Se ainda está pensando se tem ou não uma pontuação boa no IELTS (ao invés de aceitável) veja mais sobre o que o número de cada banda significa pelo pessoal do IELTS que as atribuiu aqui: Pontuação IELTS: Entenda Como Elas São Calculadas e O Que Significam.
 
Esta postagem foi complementada com a ajuda de Rachel Wisuri.
 
Esta postagem apareceu originalmente em inglês no Magoosh blog e foi traduzida por Jonas Lomonaco.

Author

  • Trisha Alcisto

    Trisha is an IELTS blogger at Magoosh. She has a B.A. in Foreign Language and Literature and an M.A. in Applied Linguistics at UMASS Boston. Before blogging for Magoosh, Trisha taught Spanish and English to students of all ages, helping them master their foreign language or writing and reading comprehension skills. She writes and works as an academic editor from Bali, Indonesia where she enjoys yoga, slogging (slow jogging), and practicing her Indonesian with stray dogs.

More from Magoosh