catherineg Avatar

Programas Combinados de Mestrado e Doutorado nos EUA

Um leitor me perguntou se é possível fazer um programa conjunto de mestrado e doutorado nos Estados Unidos logo após o término da graduação. Minha resposta para essa pergunta é SIM. A maioria das universidades dos EUA aceita alunos recém-graduados em seus programas de doutorado. Estas instituições utilizam o sistema de créditos. Cada grau de instrução exige que o aluno obtenha determinada quantidade mínima de créditos. No programa integrado, após concluir a grade curricular do mestrado (em 2 ou 3 anos) e obter os pré-requisitos exigidos, você pode entrar de cabeça na pesquisa em tempo integral e começar a cursar o doutorado.

Quais são os requisitos para admissão nos programas de mestrado + doutorado?

Os requisitos para admissão são essencialmente os mesmos exigidos para os candidatos dos programas individuais de mestrado e doutorado. As universidades analisam notas na graduação, pontuações em testes, cartas de recomendação e experiência profissional. Sim, seu perfil deve ser completo o suficiente para que você seja considerado para tal posição. O candidato deve comprovar que tem uma forte inclinação para a pesquisa e que pode continuar no programa por 7 ou 8 anos. Se o inglês não for seu idioma nativo, provavelmente será necessário fazer o TOEFL ou outro exame para comprovar suas habilidades na língua. O departamento de admissões precisa saber se você consegue agir em um ambiente exclusivo de língua inglesa.
 
É comum que os alunos de mestrado recebam bolsas parciais, de acordo com a disponibilidade. Muitas escolas tentam oferecer aos estudantes estrangeiros pelo menos alguma bolsa ou desconto na mensalidade. O candidato escolhido para o programa combinado de mestrado e doutorado possivelmente receberá uma bolsa de estudos para pesquisas e um emprego de assistente de ensino/assistente residente. Este trabalho pode ser ofertado imediatamente, após o primeiro semestre ou mesmo durante o primeiro ano de curso. Observe que estes benefícios serão concedidos a critério do departamento. É melhor perguntar ao coordenador de admissão/graduação sobre tais políticas no momento de se candidatar.

Practice for your TOEFL exam with Magoosh.

As vantagens desses programas

Se tiver certeza absoluta de que o diploma de doutorado é seu objetivo final, eu aconselho fortemente que você opte por um programa combinado. Partir para a pesquisa no doutorado logo após a graduação é uma boa mudança de carreira. Você será admitido de uma vez por todas, sem precisar passar pela burocracia de uma nova candidatura. Além disso, é possível se livrar do custo de se candidatar duas vezes – uma para o mestrado e outra para o doutorado. As pontuações dos testes valem por um período limitado e, se expirarem antes do início do ciclo de admissões do doutorado, o candidato deverá refazer o exame.
 
Os programas combinados são rigorosos, pois há muito o que aprender antes de embarcar nas pesquisas. O aluno graduado é um novato no que diz respeito às exigências das pesquisas avançadas. Caso decida fazer esse programa, prepare-se para entrar em uma jornada exigente, longa e difícil.
 
Por outro lado, não há problema algum em desejar entrar em um programa de doutorado após a conclusão do mestrado. Os programas individuais de pós graduação oferecem a flexibilidade de mudar de escola ou de especialização/área de pesquisa e a opção de trabalhar/pesquisar por alguns anos antes de iniciar o doutorado.
 
Desejo boa sorte na decisão do caminho que você seguirá após a graduação!
 
Esta publicação está originalmente em inglês no blog Magoosh e foi traduzida por Aline Lacerda de Abreu.

Author