Trisha Alcisto

Vocabulário de Alta Qualidade Para o Teste de Conversação IELTS

IELTS high level vocabulary
Sua nota para a conversação do IELTS é baseada em quatro habilidades avaliadas separadamente. Este artigo será útil caso esteja preocupado com os 25% que dependem de seu recurso léxico, ou vocabulário. Se você ainda não o fez, familiarize-se com o teste IELTS e sobre como sua pontuação de vocabulário é determinada. E então continue lendo para saber o que significa usar um vocabulário de alta qualidade no teste de conversação do IELTS.

O que conta como vocabulário de alta qualidade no teste de conversação do IELTS?

Para responder a esta pergunta, vamos começar olhando para algumas características de um participante que receberia uma das maiores notas na banda (7 – 9):

  • usa uma vasta gama de vocabulário de forma rápida e flexível para transmitir significados precisos ao discutir uma variedade de tópicos
  • usa vocabulário menos comuns e idiomáticos com habilidade de precisão (ou apenas poucas imprecisões)
  • mostra algum conhecimento de estilo e colocação, com poucas escolhas inapropriadas
  • usa paráfrases efetivamente (como exigido)

Por outro lado, um participante que receberia uma das menores notas na banda (2 – 4) provavelmente:

Get a higher IELTS score? Start your online IELTS prep today with Magoosh.
  • é capaz de falar sobre temas familiares, mas usa apenas significados básicos em assuntos que não conhece e comete erros frequentes na escolha das palavras
  • raramente tenta parafrasear
  • usa um vocabulário simples para transmitir informações pessoais
  • possui vocabulário insuficiente para temas menos conhecidos
  • produz apenas frases isoladas ou memorizadas

Baseado nas informações acima, tiradas das rúbricas do IELTS, uma nota alta é claramente conectada à variedade. Isto não significa que você precise saber muitas palavras difíceis, mas que pode usar um vocabulário rico para expressar uma coisa de várias formas. Note a referência para paráfrase. Esta é uma forma pela qual o examinador pode dizer que seu vocabulário vai além do básico.

Então, como demonstro um vocabulário de alta qualidade em relação à variedade?

Bem, vamos falar mais sobre parafrasear. Imagine que um entrevistador diz,
 
Avanços tecnológicos, como a internet, mudaram a forma pela qual as pessoas aprendem, trabalham e se comunicam umas com as outras. Como você acha que isto pode mudar o futuro da educação?

(Technological advances like the internet have changed the way that people learn, work, and communicate with one another. How do you think this might this change the future of education?)

Se a versão simples de sua resposta é que mais formas de aprendizado estão disponíveis online, você pode começá-la de várias formas. Imagine começar com:
 
(1) Eu acho que isto mudará o futuro da educação fazendo-se mais presente no mundo virtual. (I think this will change the future of education by making more available online.)
 
Note como esta resposta começa com uma repetição de palavra-por-palavra da pergunta. Responder a questão referenciando-se nela é uma boa forma de começar, mas repeti-la não mostra que seu vocabulário é extenso e flexível. Considere o próximo exemplo:
 
(2) Por causa da tecnologia, eu acho que mais pessoas serão capazes de receber educação virtualmente no futuro. (Because of technology, I think more people will be able to get their education online in the future.)
 
Esta resposta, como a do exemplo (1), faz referência à questão mas é levemente diferente em suas palavras. Ao invés da repetição literal, mostra que você pode discutir as mesmas ideias com diferentes palavras. Vamos ver mais um exemplo:
 
(3): Como a tecnologia irá configurar a educação, é difícil saber, mas posso imaginar que mais pessoas serão capazes de acessar programas para que aprendam e participem de cursos online. (How technology will shape education is difficult to guess, but I could imagine that more people will be able to access programs that let them learn and take courses online.)
 
Assim como a resposta (2), você está essencialmente expressando a mesma ideia de uma forma diferente. Mas ao mesmo tempo, também está se afastando da forma básica de se referenciar à opinião de alguém. Em vez de introduzir sua ideia com “Eu acho…” para responder “O que você acha…” você fará referências de outras formas: “difícil saber” e “posso imaginar…”. Assim, em vez de apenas repetir a palavra educação, a resposta (3) usa palavras diferentes para explorar a mesma coisa – educação, programas, aprendizagem, cursos – assim como o verbo configurar fornece uma nova forma de falar sobre como a educação irá mudar.
Novamente, um vocabulário de alta qualidade na conversação do IELTS não significa palavras difíceis, mas flexibilidade. É inegável, claro, que ter um vocabulário extenso é também uma parte integral de recurso lexical. Para mais ideias de como integrar mais palavras em seu vocabulário para o teste de conversação IELTS, veja estas séries de exercícios:

 
 
Esta postagem apareceu originalmente em inglês no Magoosh blog e foi traduzida por Jonas Lomonaco.

Author

  • Trisha Alcisto

    Trisha is an IELTS blogger at Magoosh. She has a B.A. in Foreign Language and Literature and an M.A. in Applied Linguistics at UMASS Boston. Before blogging for Magoosh, Trisha taught Spanish and English to students of all ages, helping them master their foreign language or writing and reading comprehension skills. She writes and works as an academic editor from Bali, Indonesia where she enjoys yoga, slogging (slow jogging), and practicing her Indonesian with stray dogs.

More from Magoosh