Como Lidar Com Questões de IELTS Reading no Formato Sim/Não/Não Fornecido

Como postado em um blog anterior, o módulo de Leitura IELTS possui 40 questões que você deve resolver em 60 minutos. Essas perguntas vêm em uma variedade de formatos, incluindo:

  • identificação do ponto de vista do autor (questões de sim/não/não fornecido)
  • múltipla-escolha
  • conclusão de frases
  • preenchimento de lacunas em passagens de texto ou tabelas
  • combinação de títulos com textos escritos e diagramas ou tabelas
  • fornecimento de pequenas respostas à questões abertas

Como a seção de leitura pode incluir entre 1500 a 2500 palavras, aprender técnicas para responder cada um desses tipos de questões irá lhe ajudar rapidamente a garantir notas boas nesse módulo.
 
Hoje, nós iremos olhar o formato de identificação do ponto de vista do autor, especialmente questões de Sim/Não/Não Fornecido.

Questões no Formato Sim/Não/Não Fornecido

A captura de tela abaixo é um exemplo de uma questão Sim/Não/Não Fornecido tirada de um dos Testes Práticos de Leitura Acadêmica do Conselho Britânico. Essas questões perguntam se as afirmações concordam ou discordam com o que o autor disse na passagem de texto ou se não houve menção. Esses tipos de questões são usadas para analisar as afirmações ou opiniões do autor.

British Council Example IELTS Reading Question

Como Lidar

Esse tipo de questão pode ser bem difícil de responder. Primeiro, você deve correlacionar as informações encontradas na afirmação da pergunta com as palavras do texto lido. E então decidir se o texto do autor concorda ou discorda com a afirmação da questão ou se a informação não foi nem ao menos fornecida. Até eu acho esse tipo de questão difícil e sou falante nativa de inglês que costumava tirar notas altas nos exames da escola! Se tudo der certo, seguindo as dicas abaixo você pode aprender a lidar com esse tipo de questão facilmente:

  • Leia todas as afirmações da questão para saber que informação precisará procurar na passagem de texto. Anote mentalmente ou rascunhe em um pedaço de papel qualquer substantivo próprio, substantivo comum ou adjetivo mencionados.
  • Use a técnica de skim e scan na passagem do texto para encontrar palavras que são ou se relacionam com os substantivos próprios, substantivos comuns ou adjetivos nas afirmações da questão. Pegue primeiro as perguntas que possuem afirmações com substantivos próprios, já que esse tipo de informação é mais fácil de encontrar através do scanning. (Você pode aprender como fazer skim e scan aqui.) E então passe para a próxima pergunta.

Exemplo: Na Questão 35 acima, há o substantivo próprio ‘US Congress’. Você pode rapidamente escanear o texto e encontrar a seguinte frase: “Although intended to settle the original cost of the reserve by a U.S. Congress ignorant of its ramifications, the result of this fire sale is that global helium prices are so artificially deflated that few can be bothered recycling the substance or using it judiciously.” (Embora intencionados a estabelecer o preço original da reserva pelo Congresso dos EUA, ignorante de suas ramificações, o resultado dessa queima de estoque é que os preços globais de hélio são tão artificialmente deflacionados que muitos não se importam de reciclar a substância ou usá-la judiciosamente.) O texto em negrito inclui tanto o substantivo próprio US Congress como a informação que irá ajudar a responder a pergunta da questão 35. (Resposta da Questão 35: Não. A afirmação da questão contradiz a afirmação do autor.)

  • Esteja ciente que as palavras usadas na afirmação da questão serão sinônimas ou terão significados similares àquelas relevantes da passagem de texto, então não procure apenas por palavras exatas.

Exemplo: Na questão 32 acima, você tem a afirmação “O Hélio escolhe ficar sozinho”. A resposta sim/não/não fornecido para a afirmação pode ser encontrada na frase “O Hélio é até ridiculamente chamado de elemento “solitário” já que não se adere a outras moléculas como o seu primo, hidrogênio.” Veja que o Hélio é descrito como um ‘elemento solitário’, uma outra forma de falar que o Hélio gosta de ‘ficar sozinho’. Portanto a resposta da Q32 é Sim. Esta afirmação concorda com o autor.

  • Se você está achando muito difícil achar a informação, há uma alta probabilidade dela não ter sido fornecida. Se está correndo contra o tempo e precisa chutar, então escolha “Not given” (Não fornecido). Caso tenha um tempinho, escaneie novamente a seção do texto onde a afirmação pode aparecer e verifique se a afirmação foi fornecida.

Exemplo: Na Questão 33 acima você tem a seguinte afirmação. ‘O Hélio é uma substância fria’. Eu fiz o skimming no texto na passagem que fala sobre o que o Hélio é. A única parte relevante foi: ‘O Hélio – um elemento monoatômico, inerte e inodoro conhecido pelo leigos como a substância que faz os balões flutuarem e deixa as vozes agudas quando inalada – pode desaparecer deste planeta em uma geração.’ Eu continuei escaneando por outros adjetivos que aparecem em torno no substantivo Hélio, mas nada mencionou o fato de ser uma substância fria. Portanto a resposta para a Q33 é Não fornecida.

  • Finalmente, tenha o cuidado de ler completamente a afirmação correspondente quando a encontrar, já que ocasionalmente a passagem de texto pode ser muito similar à afirmação da questão para você achar que a resposta é Sim, mas se ler atentamente, pode descobrir uma palavra adicional que faça a resposta ser Não.

Exemplo: Em um exemplo diferente de Leitura do IELTS tinha tal afirmação: “Trinta por cento das mortes nos Estados Unidos são causadas por doenças relacionadas ao fumo”. A passagem de texto correlativa era: “Acredita-se que o fumo é responsável por 30 por cento de todas as mortes por câncer e claramente representa a mais importante causa evitável de câncer em países como o Estados Unidos hoje.” Note as palavras em negrito. Se você apenas escanear a passagem do texto, pode achar que respondeu rapidamente a pergunta como Sim. Entretanto, a resposta correta é “Não”, já que 30 por cento de todas as mortes por CANCER (não todos os tipos de mortes) são causadas pelo fumo.

Manter algumas dessas dicas básicas em mente quando você encontrar questões do tipo Sim/Não/Não Fornecido no módulo de Leitura do IELTS deve ajudar você a ganhar mais pontos.
 
Esta postagem apareceu originalmente em inglês no Magoosh blog e foi traduzida por Jonas Lomonaco.

By the way, sign up for our 1 Week Free Trial to try out Magoosh IELTS Prep!

No comments yet.


Magoosh blog comment policy: To create the best experience for our readers, we will only approve comments that are relevant to the article, general enough to be helpful to other students, concise, and well-written! 😄 Due to the high volume of comments across all of our blogs, we cannot promise that all comments will receive responses from our instructors.

We highly encourage students to help each other out and respond to other students' comments if you can!

If you are a Premium Magoosh student and would like more personalized service from our instructors, you can use the Help tab on the Magoosh dashboard. Thanks!

Leave a Reply