Kate Hardin

O que é uma Boa Pontuação no TOEFL?

Ao contrário da maioria dos testes que aplicamos, o TOEFL não aprova ou reprova ninguém. Nenhuma pontuação é, de fato, “boa” ou “ruim”, assim como não existem níveis de inglês inerentemente “bons” ou “ruins” – tudo depende do tipo de linguagem utilizada e da sua necessidade. Felizmente, a maioria das universidades acaba com o mistério e indica exatamente a pontuação necessária que você precisa para qualificar-se nos programas. (Acesse nosso Infográfico de Pontuações no TOEFL
e veja as pontuações necessárias para muitas das melhores instituições dos EUA.) Avalie a pontuação requerida e faça um teste TOEFL para praticar e ver em que ponto está atualmente.
 
A variação é enorme aqui: algumas instituições exigem uma pontuação de apenas 70 pontos, e outras requerem até 110. Do ponto de vista prático, a pontuação exigida pela instituição na qual está interessado deve ser considerada como uma “boa” pontuação.
 
Se você for fazer o SAT ou o GRE, talvez tenha observado a cultura de conseguir o máximo de pontos possível; não é incomum as pessoas passarem vários meses estudando e depois fazerem o teste muitas vezes em um período de seis meses ou um ano. Não há absolutamente nada de errado nisso, pois mesmo um minúsculo aumento na pontuação pode significar a nota de corte necessária para que você seja admitido ou ganhe a bolsa para frequentar a escola de seus sonhos.
 
O TOEFL, entretanto, é um pouco diferente. Se a instituição estabelecer uma pontuação, certamente o departamento de admissões determinou que esta é necessária para que você se saia bem no currículo dessa escola. Portanto, se os requerimentos forem cumpridos, sua pontuação provavelmente não fará muita diferença em sua admissão ou rejeição. Vamos supor que você estivesse doente no dia do teste e não conseguiu fazer o seu melhor. Sua pontuação foi 90, mas poderia ter sido 100. Se seu programa exigir apenas 80 pontos, então provavelmente não vale a pena fazer o teste outra vez. Em vez disso, concentre-se em outras etapas de sua candidatura que possam ser de maior interesse para o departamento de admissões, como suas pesquisas, entrevistas e portfólios.
 
Online TOEFL Preparation
 
Naturalmente, isto varia de acordo com a escola e o programa. Por exemplo, se você deseja ser admitido em uma faculdade muito boa, a pontuação mínima poderá ser de 90. Mas caso queira obter uma vaga de assistente educacional, a pontuação mínima em conversação poderá ser de 26. Pesquise bastante sobre as escolas para descobrir exatamente o que deve fazer.
 
A pontuação no TOEFL é enviada junto com um documento chamado “informações de desempenho”. Este documento contém um resumo de seu nível geral, incluindo seus pontos fortes e fracos. A pontuação é dividida em 3 níveis. Você pode analisar esses dados para descobrir se sua pontuação é boa, em termos muito gerais.
Aqui está um resumo dos níveis diferentes para cada seção:
 

Practice for your TOEFL exam with Magoosh.
Seção Nível Variação da Pontuação
Leitura ou Compreensão Auditiva Alto 22-30
Intermediário 15-21
Baixo 0-14
Conversação Bom 26-30
Regular 18-25
Limitado 10-17
Fraco 0-9
Escrita Bom 24-30
Regular 17-23
Limitado 1-16


Esta publicação está originalmente em inglês no blog Magoosh e foi traduzida por Aline Lacerda de Abreu.

Author

  • Kate Hardin

    Kate has 6 years of experience in teaching foreign language. She graduated from Sewanee in 2012, where she studied and taught German, and recently returned from a year spent teaching English in a northern Russian university. Follow Kate on Google+!

More from Magoosh