Kate Hardin

O Formato do TOEFL

Compreender o formato do TOEFL será de grande ajuda no dia do teste. Continue lendo para saber mais sobre como o exame é elaborado. Atualmente, o TOEFL contém dois formatos: o paper-based test, ou teste em papel (PBT), e o internet-based test, ou teste pela internet (iBT). Na maioria dos países, o iBT é, de longe, a opção mais comum. Então vamos nos concentrar neste formato.
 
O TOEFL iBT é dividido em quatro seções e cada uma avalia determinada habilidade no idioma. O teste não é adaptável, o que significa que as perguntas não ficam mais difíceis se você se sair muito bem, nem mais fáceis em caso de respostas erradas. O TOEFL tem inúmeros formatos, os quais mudam com frequência. Isto ajuda a prevenir trapaças, mas a dificuldade em todas as provas é praticamente a mesma (para informações mais detalhadas sobre o assunto, dê uma olhada em como o TOEFL é avaliado). Aprenda mais sobre cada uma das quatro seções abaixo. Para informações e práticas mais detalhadas, dê uma olhada em nosso eBook TOEFL iBT gratuito e em nosso vídeo premium com lições e perguntas para prática. 🙂

A Seção de Leitura

Esta primeira seção testa sua capacidade de compreender o inglês acadêmico por escrito. A linguagem do material é baseada no que os universitários de instituições cujo idioma é o inglês devem ler e compreender, portanto, pode ser diferente de tudo o que você já leu, especialmente se costuma ler livros de ficção ou populares. Assim, é uma boa ideia começar a se familiarizar com este estilo de escrita – aqui estão ótimos conselhos para encontrar materiais para prática de leitura do TOEFL. Os textos podem abordar uma grande variedade de temas, inclusive arte, história, ciência e ciências sociais.
 
Você terá uma hora para ler os três trechos de leitura e responder as respectivas perguntas. Após a impressão do texto completo, as questões são agrupadas por parágrafo, o que economiza um pouco de tempo e facilita a localização das informações necessárias. Você verá algumas palavras desconhecidas nesta seção, mas tudo bem – se o vocábulo necessário não puder ser compreendido pelo contexto e for específico do tema (não utilizado no inglês normal), o teste poderá fornecer a definição; basta clicar na palavra. Todas as perguntas têm a mesma pontuação, então, não fique por muito tempo em uma única questão. Você terá 20 minutos para ler o texto e responder as perguntas.

Practice for your TOEFL exam with Magoosh.

A Seção de Compreensão Auditiva

Agora que suas habilidades no idioma estão apuradas, vamos passar para a Compreensão Auditiva. A seção testa sua capacidade de compreender discursos e conversas acadêmicas, relacionadas à vida na universidade. Da mesma forma que ocorre na seção de Leitura, a Compreensão Auditiva dura cerca de uma hora. Durante todo o teste, é possível fazer anotações, e isto será essencial. Pratique escutar e escrever ao mesmo tempo. Os discursos têm de 3 a 5 minutos de duração e você não conseguirá lembrar de todas as informações necessárias. As conversas são mais curtas, mas as anotações também serão muito úteis. No total, são 4 ou 6 discursos e 2 ou 3 conversas.

A Seção de Conversação

A seção de Conversação é a mais curta e dura aproximadamente 20 minutos. Esta parte contém algumas tarefas independentes, que consistem em expressar brevemente uma opinião (você terá até um minuto para falar), e algumas tarefas integradas, nas quais será necessário utilizar dados retirados de textos e gravações nas respostas faladas. São duas perguntas que envolvem leitura, compreensão auditiva e conversação, e outras duas, onde você deverá apenas escutar e falar. No total, a seção de Conversação contém 6 perguntas.

A Seção de Escrita

Assim como na Conversação, a seção de Escrita contém uma tarefa integrada (20 minutos) e uma independente (30 minutos). Esta última é uma redação persuasiva, o que significa que você deve expressar e sustentar uma opinião. A tarefa integrada consiste em um trecho de um discurso, outro de um artigo escrito e uma pergunta. Sua tarefa será combinar as informações do discurso e do artigo escrito para responder a pergunta. Administre bem o seu tempo! No TOEFL, você usará um teclado QWERTY padrão. Se for necessário, essa é uma boa hora de praticar a digitação em inglês, para não perder tempo em busca da letra certa no teclado.
 
 
Bônus: Você pode escutar todas as informações acima neste vídeo:
O Formato do TOEFL
 
 
Esta publicação está originalmente em inglês no blog Magoosh e foi traduzida por Aline Lacerda de Abreu.

Author

  • Kate Hardin

    Kate has 6 years of experience in teaching foreign language. She graduated from Sewanee in 2012, where she studied and taught German, and recently returned from a year spent teaching English in a northern Russian university. Follow Kate on Google+!

More from Magoosh