Lucas Fink

Qual o Nível de Dificuldade do TOEFL?

Então… O TOEFL é fácil?

No que diz respeito à preparação para o TOEFL, a dificuldade do teste é uma verdade silenciosa (todos pensam no assunto, mas ninguém sabe bem o que fazer). Infelizmente, não há uma resposta simples para esta pergunta. Pesquisas realizadas sobre o assunto demonstraram uma falha grande e inevitável: é muito complicado determinar cientificamente a dificuldade de um idioma. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em cada seção do teste e considerar as respectivas dificuldades da melhor maneira possível.

Qual o Nível de Dificuldade da Seção de Leitura do TOEFL?

Em geral, a Leitura do TOEFL é praticamente tão difícil quanto ler fontes de informação norte-americanas autênticas, embora o assunto e o vocabulário não sejam exatamente os mesmos. Os meios informativos não são direcionados à ciência e à história como o TOEFL.
 
Esse foco acadêmico consiste em grande parte da dificuldade. De acordo com um estudo de 2012, a leitura do TOEFL é um pouco mais difícil do que um texto escrito em inglês mediano, principalmente porque a maioria do vocabulário desta seção é acadêmica. Mas a sensação de “dificuldade” depende, em parte, de seu idioma nativo, pois o texto não é falado, nem está escrito em inglês informal – a seção contém apenas materiais que podem ser encontrados em livros de nível universitário. Se seu idioma nativo for derivado do latim (por exemplo, espanhol, italiano, português ou francês), então o inglês acadêmico pode ser mais fácil em comparação ao informal, devido às raízes latinas presentes em boa parte do vocabulário. Mas caso seu idioma materno não seja derivado do latim, você pode achar as palavras acadêmicas mais difíceis, já que são raras em textos gerais de inglês. Palavras como “comprise” (compreender, no sentido de abranger), por exemplo, aparecem com maior frequência na leitura do TOEFL, e raramente nos discursos coloquiais.
 
Ao mesmo tempo, a duração da seção de leitura também pode causar alguns problemas sérios. Você deve ser capaz de ler esses textos acadêmicos em um ritmo natural. Uma ideia é começar devagar, com um artigo do the New Yorker e a ajuda de um dicionário, mas isso não significa que sua nota na leitura do TOEFL será alta. É preciso ler 750 palavras e responder 14 perguntas de múltipla escolha em apenas 20 minutos.
 
Dito isso, a leitura do TOEFL é mais fácil do que a compreensão de leitura do GRE, do GMAT ou do SAT, porque não será necessário compreender tantos detalhes sutis. Você precisa entender apenas as informações simples presentes no texto, e não as intenções do autor.

Practice for your TOEFL exam with Magoosh.

Qual o Nível de Dificuldade da Seção de Compreensão Auditiva do TOEFL?

Para muitos alunos, a seção de Compreensão Auditiva é a mais difícil. Esta parte possui dois problemas principais que não acontecem na seção de leitura, embora o vocabulário desta última seja mais complicado. Primeiramente, apesar das gravações terem um ritmo um pouco mais lento em comparação ao discurso normal, são totalmente naturais. Os áudios contêm todos os murmúrios, gírias, vícios de linguagem e a pronúncia relaxada tão característica do inglês norte-americano. Em segundo lugar, você só pode ouvir cada gravação uma vez, e algumas podem ter mais de cinco minutos de duração. É complicado prestar atenção por tanto tempo, e é ainda mais difícil lembrar as informações do início do áudio na hora de responder as perguntas. Se puder escutar muitos discursos autênticos (em programas de TV, por exemplo), então você estará em uma boa posição.
 
Isso não quer dizer que a Compreensão Auditiva do TOEFL seja muito parecida com a TV norte-americana ou inglesa. Não é. Em média, os programas de TV são muito mais difíceis, porque os participantes falam mais rápido, com mais expressões idiomáticas e, várias vezes, ao mesmo tempo. Em comparação, a Compreensão Auditiva do TOEFL é simples (ainda que os temas sejam frequentemente acadêmicos e abordem assuntos científicos). Mas lembre-se de que esta seção é difícil, em grande parte devido à quantidade de informações que você ouve e à necessidade de memorização. Não se esqueça de fazer anotações e recordar muitos detalhes!

Qual o Nível de Dificuldade das Seções de Conversação e Escrita do TOEFL?

Decidi unir as duas seções porque ambas são difíceis de mensurar. Considere dois aspectos:

  • 2/3 da Conversação e metade da Escrita abrangem leitura e/ou compreensão auditiva
  • Não existem respostas “certas” ou “erradas” que ajudem a mensurar a dificuldade

No que diz respeito ao primeiro ponto, a dificuldade destas seções é muito similar a das outras, pois todas requerem as mesmas habilidades, contém o mesmo vocabulário acadêmico e apresentam o mesmo discurso “natural”. Nesse sentido, podemos dizer que estas duas seções tem a mesma dificuldade das partes de Leitura e Compreensão Auditiva.
 
Por outro lado, responder a uma questão como “Name a person you respect, and explain why” (Diga o nome de uma pessoa que você respeita e explique o motivo) pode dar margem a uma ampla gama de opções, de acordo com seu nível de inglês. Assim, podemos dizer que esta é uma questão “difícil”, pois a resposta poderá ser complicada. Mas também poderíamos dizer que é “fácil,” já que uma resposta simples com vocabulário comum também é possível. O que quero dizer é que, aqui, a dificuldade se baseia, em grande parte, no quanto seu vocabulário e sua gramática são avançados. Esta escala vai desde a incapacidade de comunicação até o falante nativo. A dificuldade depende de você, de seu vocabulário e de sua gramática.
 
Se você começou a estudar para o TOEFL e está com muitas dificuldades, dê uma olhada em nossa Preparação para o TOEFL. 🙂 Bom estudo!
 
Esta publicação está originalmente em inglês por Lucas Fink no blog Magoosh e foi traduzida por Aline Lacerda de Abreu.

Author

  • Lucas Fink

    Lucas is the teacher behind Magoosh TOEFL. He’s been teaching TOEFL preparation and more general English since 2009, and the SAT since 2008. Between his time at Bard College and teaching abroad, he has studied Japanese, Czech, and Korean. None of them come in handy, nowadays.

More from Magoosh